Caras e caros estudantes,
Queremos nos apresentar como candidatos à Direção do Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Formamos a chapa “Avança SEPT”, composta pelos Prof. Dr. Dieval Guizelini e Profª Drª Juliana da Silva Passos.
Inicialmente, destacamos que temos histórias, interesses comuns e complementares com o SEPT e, acima de tudo, o compromisso declarado publicamente com a democracia e com uma gestão participativa e democrática.
Nos orgulha podermos afirmar, e comprovar através das nossas trajetórias, que conhecemos e vivemos a Universidade Federal do Paraná a partir de diversas perspectivas. Fomos estudantes de nível médio, técnico, graduação e pós-graduação, participamos dos Centros Acadêmicos e dos movimentos estudantis, defendemos os direitos e interesses dos discentes e, acima de tudo, respeitamos as normas e legislações vigentes. Esse é um dos pontos mais importantes para nossa atuação à frente da direção do setor: lutar, efetivamente, para que vocês tenham acesso ao ensino público, de qualidade e gratuito, e, mais do que isso, tenham a oportunidade, se assim desejarem, de viverem as diferentes experiências que a UFPR, uma universidade centenária, pode proporcionar.
Aproveitando o tema, a partir das nossas vivências nos movimentos estudantis e na instituição, sugerimos que aproveitem e explorem o ambiente plural da universidade. Encontraremos colegas, professores e demais servidores com opiniões tão diversas quanto suas próprias histórias. E é a partir de suas experiências, tanto prévias quanto nas interações dentro e fora da universidade, que vocês – indivíduos em construção e evolução, como todos nós – construirão também um repertório que lhes permita tomar as melhores decisões. Questionem. Busquem informações e opiniões diversas para não tomar decisões baseadas em apenas um ponto de vista. Essa é uma atitude desejável não apenas neste momento de eleições – no setor e fora dele. A educação deve sempre fomentar o pensamento crítico, instigar as pessoas a analisarem o contexto e as perspectivas diversas, a participação e o debate de ideias visando o bem coletivo e o processo democrático – na universidade e na vida.
Pedimos que procurem nos conhecer e se informem sobre nós, sobre nossa atuação e conduta pessoal e profissional no SEPT.
Em 19 de dezembro de 2022, a Universidade Federal do Paraná completará 110 anos de uma história construída por estudantes, servidores e docentes, tendo como missão “fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade crítica, equânime e solidária”. Somos uma instituição complexa, que respeita e defende a divergência de ideias, o diálogo, o debate e a democracia. A UFPR é fisicamente segmentada por 14 setores, onde cada unidade setorial representa uma área do conhecimento, um campus ou uma especificidade que o torna único. O SEPT é um deles: setor que nasceu com a vocação e com experiência na educação profissional e tecnológica, multidisciplinar por natureza e definição.
Nosso setor, como setores e campi avançados do interior e litoral, temos muito da diversidade natural da Universidade, mas concentrada em um espaço menor, o que favorece maior convívio de pessoas com diferentes áreas de formação, interesses e trajetórias pessoais. Portanto, devemos procurar compreender e fortalecer o diálogo para superar conflitos pontuais. Alguns, por vezes, são frutos de carências históricas da Universidade, tais como a falta de espaços e recursos. Outros, são resultados de opções e decisões tomadas de forma que consideramos pouco democráticas. Sim, decisões monocráticas ocorreram várias vezes na história do Setor e da Universidade. Mas, devemos destacar que essas ocorrências, quase sempre, foram oportunizadas em momentos de grande fragilidade, nos quais faltaram a união e o diálogo entre os membros da nossa comunidade (alunos, professores e servidores). Combater essas fragilidades é, em grande parte, o que nos levou a propor a chapa Avança SEPT.
Estamos cientes de que os próximos anos não serão fáceis e que nos reservam grandes desafios, consequências diretas da pandemia e das políticas adotadas. Os pilares da nossa proposta para enfrentarmos essas ameaças são: a união, o respeito, muito trabalho e dedicação. Iniciativas, atitudes e ações para superarmos mais esse momento sombrio em que a educação brasileira foi inserida. Precisamos agir conjuntamente, com reflexão e respeito, para resgatar e fortalecer a educação, a ciência, o trabalho e a sociedade.
Contamos com seu voto não como um voto de confiança, mas como um compromisso de dedicação e de parceria, para que se juntem a nós hoje e nos próximos anos para enfrentarmos desafios e construirmos o nosso futuro, do SEPT e da sociedade.
Curitiba, 15 de agosto de 2022.
Estamos criando e formando nossas redes sociais, não deixem de visitá-las:
Site: https://www.dievalejuliana.com.br/blog/
Instagram: https://www.instagram.com/avancasept/
Facebook: https://www.facebook.com/avancasept
Prof. Dr. Dieval Guizelini e Profª Drª Juliana da Silva Passos
Candidatos a Direção do SEPT
Gestão 2022 a 2026