Press "Enter" to skip to content

Nossas propostas para Gestão 2022-2026

Considerando o contexto descrito na “Carta Aberta a Comunidade do SEPT”, precisaremos continuar investindo na melhora do planejamento e dos processos administrativos. Precisamos ampliar a nossa capacidade de organização e contaremos com todos para definirmos as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo para elaborarmos os planos, definirmos prioridades de investimento e trabalharmos a partir da revisão contínua dos processos internos do setor.

Assumimos o compromisso de:

  1. Fortalecer e defender a democracia e o processo democrático, respeitando as normas internas e as legislações vigentes;
  2. Manter e fortalecer as decisões colegiadas;
  3. Preservar, apoiar e ampliar os cursos do setor;
  4. Respeitar as necessidades e interesses pessoais, dentro da legalidade e de forma a não comprometer o funcionamento dos nossos cursos e do setor;
  5. Promover, manter e aprimorar o inter-relacionamento pessoal;
  6. Manter e promover a gestão financeira participativa e transparente;
  7. Promover o debate de ideias, buscando o fortalecimento do pensamento crítico e do conhecimento científico;
  8. Combater o obscurantismo;
  9. Promover uma comunidade ativa e participativa;
  10. Alinhar as ações do Setor à Agenda 2030, um plano de ações desenvolvido no âmbito da Organização das Nações Unidas visando a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano 2030.

Nossa proposta inicial

A seguir apresentamos um conjunto de propostas para o Setor. Todas as ações aqui elencadas bem como outras que pudermos incorporar – uma vez que se trata de um processo contínuo – serão abordadas da mesma forma, amplamente discutidas com todos os envolvidos e, quando couber, decididas pelo Conselho Setorial e pelos Colegiados de Cursos. Priorizamos, acima de tudo, uma gestão democrática e participativa.

I. Ações de organização dos espaços físicos e das pessoas

  • Constituir o “Centro Administrativo”, buscando aproximar os servidores e os serviços prestados;
  • promover ações para a construção do espaço dos Centro Acadêmicos (onde estão as churrasqueiras e em conformidade com o Plano Diretor);
  • buscar espaços adequados para as atividades docentes, como atendimento a estudantes, desenvolvimento de estudos e pesquisas;
  • promover discussões e ações que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade do SEPT.

II. Ações voltadas a Gestão Acadêmica

  • Promover o fortalecimento da Extensão (com os objetivos de: 1) atender a necessidade dos cursos relativa às demandas de curricularização e o alcance das metas do Plano Nacional de Educação; 2) ampliar a visibilidade do setor e a participação da comunidade, e; 3) arrecadar recursos para o setor);
  • propor a implantação de “Programas de Educação Tutorial (PET)” como uma ação de extensão;
  • acompanhar a implantação do novo ensino médio no âmbito do Curso Técnico em Petróleo e Gás;
  • promover a Educação a Distância;
  • acompanhar e promover a Educação Híbrida, em discussão no CNE;
  • promover e ampliar a oferta dos Cursos de Especialização pagos e gratuitos;
  • promover competições estudantis, tais como olimpíadas, maratonas, hackatons etc;
  • promover e fortalecer a pesquisa e a extensão no Setor;
  • discutir e promover ações que reduzam a demanda de carga horária administrativa atualmente desenvolvida pelos docentes e pelos coordenadores de cursos.

III. Ações voltadas a Comunidade Estudantil

  • Apoiar os centros acadêmicos e grêmios estudantis.
  • promover ações para integração dos alunos e valorização do setor (clubes, jogos, equipes, churrascos, festas juninas etc);
  • incentivar os Centro Acadêmicos a promoção de atividades;
  • promoção e incentivo ao acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica, intercâmbios e estágios.

IV. Ações voltadas a Gestão Financeira

  • Desenvolver a cultura de relacionamento do SEPT com as Fundações de Apoio, visando uma cooperação para arrecadação e gestão financeira de recursos próprios;
  • promover ações de extensão não curriculares como meio de arrecadação;
  • promover eventos para a comunidade externa com o objetivo de arrecadar recursos para a ampliação e manutenção dos espaços;
  • buscar por emendas parlamentares com o objetivo de ampliar o espaço físico e a infraestrutura dos cursos;
  • adequar os auditórios para a realização de eventos e alugar o espaço para interessados de outras unidades da UFPR.

V. Ações administrativas e de planejamento

  • Promover a aprovação, mesmo que parcial, das propostas discutidas e inicialmente aprovadas no Conselho Setorial, encaminhando-as ao COPLAD;
  • propor o projeto “Radar de Oportunidades”, um canal de monitoramento, busca e recebimento de demandas e oportunidades da comunidade externa para a comunidade do SEPT;
  • promover a formalização dos laboratórios do SEPT;
  • promover a cultura do uso de indicadores gerais e constituir uma base de indicadores do setor;
  • buscar junto a Comissão Própria de Avaliação uma maior integração com o Setor, visando alimentar a comunidade com nossos indicadores;
  • manter e ampliar a gestão patrimonial do SEPT;
  • manter os sistemas desenvolvidos pelo Prof. Jaime (Secretaria Online, Reserva de salas, agenda de eventos) e buscar mecanismos para institucionalizá-los dentro do SEPT.

VI. Ações conjuntas com a Administração Central

  • Manter e fomentar o bom relacionamento com a Administração Central;
  • permitir, manter e ampliar a participação dos servidores do SEPT nos cargos, funções e comissões da administração central.