Considerando o contexto descrito na “Carta Aberta a Comunidade do SEPT”, precisaremos continuar investindo na melhora do planejamento e dos processos administrativos. Precisamos ampliar a nossa capacidade de organização e contaremos com todos para definirmos as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo para elaborarmos os planos, definirmos prioridades de investimento e trabalharmos a partir da revisão contínua dos processos internos do setor.
Assumimos o compromisso de:
- Fortalecer e defender a democracia e o processo democrático, respeitando as normas internas e as legislações vigentes;
- Manter e fortalecer as decisões colegiadas;
- Preservar, apoiar e ampliar os cursos do setor;
- Respeitar as necessidades e interesses pessoais, dentro da legalidade e de forma a não comprometer o funcionamento dos nossos cursos e do setor;
- Promover, manter e aprimorar o inter-relacionamento pessoal;
- Manter e promover a gestão financeira participativa e transparente;
- Promover o debate de ideias, buscando o fortalecimento do pensamento crítico e do conhecimento científico;
- Combater o obscurantismo;
- Promover uma comunidade ativa e participativa;
- Alinhar as ações do Setor à Agenda 2030, um plano de ações desenvolvido no âmbito da Organização das Nações Unidas visando a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano 2030.
Nossa proposta inicial
A seguir apresentamos um conjunto de propostas para o Setor. Todas as ações aqui elencadas bem como outras que pudermos incorporar – uma vez que se trata de um processo contínuo – serão abordadas da mesma forma, amplamente discutidas com todos os envolvidos e, quando couber, decididas pelo Conselho Setorial e pelos Colegiados de Cursos. Priorizamos, acima de tudo, uma gestão democrática e participativa.
I. Ações de organização dos espaços físicos e das pessoas
- Constituir o “Centro Administrativo”, buscando aproximar os servidores e os serviços prestados;
- promover ações para a construção do espaço dos Centro Acadêmicos (onde estão as churrasqueiras e em conformidade com o Plano Diretor);
- buscar espaços adequados para as atividades docentes, como atendimento a estudantes, desenvolvimento de estudos e pesquisas;
- promover discussões e ações que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade do SEPT.
II. Ações voltadas a Gestão Acadêmica
- Promover o fortalecimento da Extensão (com os objetivos de: 1) atender a necessidade dos cursos relativa às demandas de curricularização e o alcance das metas do Plano Nacional de Educação; 2) ampliar a visibilidade do setor e a participação da comunidade, e; 3) arrecadar recursos para o setor);
- propor a implantação de “Programas de Educação Tutorial (PET)” como uma ação de extensão;
- acompanhar a implantação do novo ensino médio no âmbito do Curso Técnico em Petróleo e Gás;
- promover a Educação a Distância;
- acompanhar e promover a Educação Híbrida, em discussão no CNE;
- promover e ampliar a oferta dos Cursos de Especialização pagos e gratuitos;
- promover competições estudantis, tais como olimpíadas, maratonas, hackatons etc;
- promover e fortalecer a pesquisa e a extensão no Setor;
- discutir e promover ações que reduzam a demanda de carga horária administrativa atualmente desenvolvida pelos docentes e pelos coordenadores de cursos.
III. Ações voltadas a Comunidade Estudantil
- Apoiar os centros acadêmicos e grêmios estudantis.
- promover ações para integração dos alunos e valorização do setor (clubes, jogos, equipes, churrascos, festas juninas etc);
- incentivar os Centro Acadêmicos a promoção de atividades;
- promoção e incentivo ao acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica, intercâmbios e estágios.
IV. Ações voltadas a Gestão Financeira
- Desenvolver a cultura de relacionamento do SEPT com as Fundações de Apoio, visando uma cooperação para arrecadação e gestão financeira de recursos próprios;
- promover ações de extensão não curriculares como meio de arrecadação;
- promover eventos para a comunidade externa com o objetivo de arrecadar recursos para a ampliação e manutenção dos espaços;
- buscar por emendas parlamentares com o objetivo de ampliar o espaço físico e a infraestrutura dos cursos;
- adequar os auditórios para a realização de eventos e alugar o espaço para interessados de outras unidades da UFPR.
V. Ações administrativas e de planejamento
- Promover a aprovação, mesmo que parcial, das propostas discutidas e inicialmente aprovadas no Conselho Setorial, encaminhando-as ao COPLAD;
- propor o projeto “Radar de Oportunidades”, um canal de monitoramento, busca e recebimento de demandas e oportunidades da comunidade externa para a comunidade do SEPT;
- promover a formalização dos laboratórios do SEPT;
- promover a cultura do uso de indicadores gerais e constituir uma base de indicadores do setor;
- buscar junto a Comissão Própria de Avaliação uma maior integração com o Setor, visando alimentar a comunidade com nossos indicadores;
- manter e ampliar a gestão patrimonial do SEPT;
- manter os sistemas desenvolvidos pelo Prof. Jaime (Secretaria Online, Reserva de salas, agenda de eventos) e buscar mecanismos para institucionalizá-los dentro do SEPT.
VI. Ações conjuntas com a Administração Central
- Manter e fomentar o bom relacionamento com a Administração Central;
- permitir, manter e ampliar a participação dos servidores do SEPT nos cargos, funções e comissões da administração central.